Sulcredi comemora 25 anos de atuação e grandes conquistas

30/09/2020
Assessoria de Comunicação

No dia 30 de setembro a Cooperativa de Crédito Rural de Abelardo Luz-Sulcredi/Crediluz comemora 25 anos da sua fundação.

É uma história de muitas realizações e conquistas, que iniciou a partir da necessidade de pequenos produtores de Abelardo Luz e Ouro Verde terem acesso ao crédito e a informação do mercado financeiro.

A partir de 1993 os produtores começaram a se reunir com lideranças comunitárias e entidades para discutir sobre a formação de uma cooperativa.

As dificuldades iniciais

O associado Jesuíno Dalmagro, um dos fundadores e primeiro vice-presidente da Sulcredi, participou deste momento e conta como foi. “Era muito difícil o crédito par ao pequeno agricultor. E aí começamos a pensar que precisávamos de uma saída. Começamos a conversar com pessoas que já tinham alguma experiência de cooperativa de crédito, nos dando uma visão de como a gente devia fazer para montar a nossa cooperativa. Dá orgulho falar, porque não ajudou somente nós, mas ajudou toda a classe agrícola”.

No dia 30 de setembro de 1995 foi realizada a Assembleia Geral e foi fundada a Sulcredi, com 23 associados e um patrimônio de R$ 2.243,00.

Denilson Luiz Rodighero, presidente da Sulcredi, também participou ativamente daquele momento e fala das dificuldades para montar a primeira agência. “Um dos nossos grandes desafios foi a condição financeira para montar nossa primeira agência. Contamos com a doação de móveis pela Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Banco do Brasil. Com o patrimônio da cooperativa compramos dois computadores e montamos nossa agência. Mas conseguimos, sem nunca perder a visão daquela época, que foi criada junto com aquelas pessoas e até hoje nos mantemos firmes no mesmo propósito”.

Braço forte do pequeno agricultor

E essa visão, de cooperar com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades realmente permanece viva até os dias de hoje, como relata o produtor Áureo Marchioro, associado da cooperativa desde 2007, que contou com a Sulcredi no momento de investir na propriedade da sua família. “A Sulcredi está sempre no nosso dia a dia, principalmente na nossa propriedade, que é uma propriedade familiar, com a mão de obra da minha família, minha esposa, minha mãe, então a Sulcredi este presente nestes momentos de desenvolvimento da nossa propriedade, do nosso trabalho. Graças a Sulcredi conseguimos várias conquistas para a nossa propriedade e para a nossa vida”.

Cuidado com a Saúde

A visão inicial da Sulcredi nunca foi abandonada, ao contrário, foi ampliada com o cuidado com a saúde dos cooperados. Há cerca de 15 anos foi criado um dos mais importantes programas da cooperativa, que atende o cooperado em seis áreas da saúde.

Poder cuidar da saúde de toda a família é uma tranquilidade para a associada Franciele F. Cerutti. “Toda minha família utiliza o Programa de Saúde. Meus dois filhos e meu enteado utilizam a pediatria e a odontologia, meu marido utiliza a cardiologia, eu utilizo a dermatologista, o ginecologista e o tratamento odontológico. Como nós não temos plano de saúde, ter esse atendimento pela Sulcredi é excelente”.

A associada Bárbara Antunes se tornou cooperada Sulcredi por intermédio da sua mãe e fala da comodidade de poder utilizar o Programa de Saúde Sulcredi. “Minha mãe já tinha conta na Sulcredi e utilizava o Programa de Saúde. Eu me interessei, fui lá e abri a minha conta. Me ajudou muito, porque eu tenho a minha bebê pequena e levo ela para consultar com o pediatra todo mês. Se tivesse que fazer isso particular iria gastar bem mais”.

Manter um olhar para o desenvolvimento da sociedade

O desenvolvimento da sociedade também faz parte da visão da Sulcredi. Rodrigo Schweikart, diretor administrativo e financeiro da cooperativa, explica um pouco este trabalho: “A Sulcredi tem crescido bastante, sempre pela busca do agricultor e ter a cooperativa no seu município. Sempre que a cooperativa abre uma agência, contrata profissionais daquele município, por ter um conhecimento melhor da região, das pessoas e por tem uma convivência melhor com os munícipes que vierem a se associar”.

Como cooperativa de crédito, a Sulcredi se destaca por ter uma ampla linha de produtos e serviços de excelência e competitividade no mercado financeiro, afirma Cleder Rodighero, diretor de negócios. “A cooperativa vem se destacando como uma grande parceira do agricultor familiar, do agronegócio de forma geral e do comércio local onde atua, levando recursos das linhas oficiais e investimento e custeio, e também com recursos próprios da cooperativa. A Sulcredi leva a tecnologia e produtos que auxiliam o empreendedor”.

A Sulcredi também atua como uma grande parceira dos municípios, com ações nas áreas sociais, como afirma o diretor operacional, Marcelo Cagliari. “Nós fazemos parcerias com os municípios, nas áreas social, de lazer e da saúde, sempre com a preocupação de tudo que é produzido de resultado, de trabalho, ser investido no próprio município”.

Essas conquistas foram alcançadas graças a um trabalho sério e transparente da diretoria, conselhos Fiscal e Administrativo e funcionários, com parcerias sólidas com as principais instituições financeiras fomentadoras do desenvolvimento e, claro, graças a confiança da pessoa mais importante da cooperativa, foco de todas as suas ações: o COOPERADO.

Ouvidoria e
Indícios de ilicitude

0800 002 0241
(49) 2104-5500
sac@sulcrediab.com.br

Sulcredi Abelardo Luz

Av. Castelo Branco, 570
Centro - Abelardo Luz / SC
CEP: 89830-000
(49) 2104-5500

Parceiros Sulcredi

FGCOOP
Cartórios de Protesto
  • Made in Brazil
  • |
  • SULCREDI®
  • |
  • Todos os direitos reservados © 2016
  • |
  • Intranet
  • |
  • Desenvolvido por: codebrand.