Aconteceu em Florianópolis na quinta-feira, dia 12 setembro, o evento Conexão InovaFin 2024, promovido pela Cashway, que teve como objetivo principal promover a inovação dentro das instituições financeiras e de pagamentos, com a participação de especialistas nacionais, inovadores tecnológicos e lideres de mercado que estiveram reunidos para desmistificar o ecossistema financeiro e explorar as possibilidades. Os principais temas debatidos foram as inovações e tecnologias emergentes no setor financeiro, fintechs e a revolução dos meios de pagamentos, experiência do cliente no setor financeiro, sustentabilidade e responsabilidade social nas finanças, futuro dos bancos digitais e plataformas de pagamento, colaboração entre startups e grandes instituições financeiras.
O presidente da Sulcredi, Denilson Luiz Rodighero e o diretor de negócios, Cleder Ferreira Rodighero estiveram presentes no evento. O presidente Denilson, relata o que foi tratado no evento. "Foram vários assuntos abordados pelos palestrantes como a tecnologia, o avanço desse produto no sistema financeiro nacional, o uso pelas pessoas, movimentações e negócios que poderão serem feitos através da tecnologia, facilitando a vida das pessoas, no seu dia a dia e nos negócios. Mas, os temas mais relevantes que estiveram presentes foram as resoluções que entram em vigor a partir de janeiro de 2025, sendo a Resolução nº 4966 e a complementar nº 352, que o Banco Central do Brasil vem apertando um pouco na questão das provisões das operações de crédito e o arrasto pelo risco delas concedidas, interligando todos os sistemas, seja o bancário ou o cooperativo, onde o Banco Central tem cuidado muito quanto a segurança do sistema financeiro nacional, impondo essas resoluções para que esse sistema se enquadre ficando cada vez mais seguro. Esse debate já vem acontecendo em torno de um ano e meio para que em janeiro 2025 seja implementado em todo o sistema financeiro nacional".
Denilson também destaca a importância na participação desse evento. "Foi muito importante a participação para aprimorar cada vez mais o conhecimento, adequar as normas que a partir de janeiro tem que por em prática. É extremamente importante esses subsídios para preparar a equipe sobre os temas e estar em dia quanto as normas do sistema, para que a Cooperativa continue nesse trabalho sério com responsabilidade, respeitando o associado, que ela fique cada vez mais forte e consolidada no seu dia a dia".
O diretor de negócios, Cleder, ressalta também a participação no evento. "O evento foi de grande importância para nos mantermos atualizados quanto aos rumos que o sistema financeiro vai direcionando através de suas inovações e novas resoluções do Banco Central. Buscar conhecimento faz parte do processo de formação da Sulcredi para atender ao cooperado da melhor forma possível e sempre com responsabilidade".
O evento contou com 10 palestrantes especialistas, inovadores e tecnológicos.