Quem somos

Um pouco sobre nós

Somos uma Cooperativa de Crédito Rural, que atua em 13 municípios da Região Oeste de Santa Catarina, prestando serviços aos nossos Cooperados. Os associados das nossas Cooperativas são na sua maioria agricultores familiares, trabalhando também com o comércio e os trabalhadores urbanos. Ressaltando que quem sempre comanda as ações da Cooperativa são os agricultores.

Nossa história

Há mais de 23 anos começou uma nova história nos municípios de Abelardo Luz e Ouro Verde. Não só nessas comunidades, mas também na vida das famílias dos pequenos agricultores familiares. Diante da situação que os agricultores se encontravam em suas propriedades, na produção, na falta de informação e, principalmente, na liberação de crédito, excluídos de um importante instrumento em sua viabilidade econômica, fora das instituições de crédito, nasceu a ideia da criação da Cooperativa de Crédito. Em 1994, visualizando a realidade do setor nos municípios, aconteceu um encontro no Centro Comunitário da Paróquia São Sebastião de Abelardo Luz, que contou com a participação de lideranças de agricultores das comunidades de Abelardo Luz e Ouro Verde, com entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Epagri, Movimentos Sociais, a Secretaria de Agricultura dos dois municípios, com apoio da Apaco e Cepagro. A Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, começou um trabalho de discussão nas comunidades, com os agricultores, escolhendo em cada localidade uma liderança para representar os mesmos em outras discussões. Esse estudo foi importante para politizar o trabalho e aprofundar a ideia na base. Cada vez que as reuniões aconteciam, a proposta estava ganhando dimensão e mais adeptos. Concluída a primeira fase, reuniram-se na Escola Irineu Bornausen em Abelardo Luz, todas as lideranças escolhidas pelas comunidades. Nesse mesmo dia foi discutida a proposta do estatuto. No dia 30 de setembro de 1995, no Parque de Exposição Manoel Lustosa Martins, foi aprovado o estatuto e eleita a primeira diretoria. Após, foi encaminhada a documentação ao Banco Central do Brasil. No início de 1996 recebemos a autorização do Banco Central do Brasil e em 18 de março deste mesmo ano abrem-se as portas e inaugura-se, então, a Crediluz.

No início foi assustador, como iria se viabilizar uma instituição de crédito com 23 associados, com um patrimônio de 2.243,00 reais. Seria quase que impossível a viabilização de projetos, o retorno as comunidades, a conversa com os amigos e a família, retomar com os companheiros das entidades e negociar com os parceiros financeiros, principalmente, o Banco do Brasil, para que esses agricultores tivessem acesso ao crédito.

As pessoas começaram a ver na Cooperativa uma alternativa para a sobrevivência no campo. Houve o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento local sustentável. A partir disso, o número de sócios cresceu, em 1998 era de 509, hoje já chegam a quase 11.500 associados. As liberações de créditos como Pronaf Custeio, Investimento, viabilização de projetos como PSH, reforma de casas, cartão de crédito, corretora de seguros se tornaram mais viáveis aos associados.

No ano de 2006 ocorreu um avanço importantíssimo para a Cooperativa com a efetivação da conta integração, através dessa parceria a Cooperativa começou a receber vários tipos de recursos como o de fumo, leite, suínos. Facilitou a contratação do Pronaf, aumentou as verbas para a habitação rural, houve um crescimento. Com esses benefícios foi elevado o patrimônio liquido e recebido maior número de recursos oferecendo financiamentos nas linhas dos programas do Moderagro e Moderfrota, que são créditos importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar. Com mais de duas décadas de história a Cooperativa passou a investir não somente em recursos para o acesso ao crédito, mas partiu para a área de formação e lazer com o objetivo de integrar as famílias associadas com a construção da Sede Social em Abelardo Luz. Todo o ano acontece o campeonato reunindo vários times de associados e, também, quatro bailes no ano, além de inúmeros cursos para formação tanto com os conselheiros, funcionários, agentes e associados. Há algum tempo foi alugado a Sede Social em Passos Maia, para que os associados daquela região fossem também beneficiados. Atualmente a Sede está bem estruturada com uma ampla área de camping, salão para eventos, uma piscina aquecida e coberta, com mais duas piscinas, uma com tobogã para as crianças e campo de futebol suíço.

Em 2008, outro projeto foi aprovado e implementado que foi o investimento na área da saúde com a implantação das primeiras especialidades que foram o atendimento Odontológico e Oftalmológico. Com o passar dos anos novas áreas foram implementadas como a Ginecologia, Cardiologia, Dermatologia, Pediatria, totalizando hoje 6 especialidades para uso exclusivo dos associados da Sulcredi Crediluz, esposas(os) e filhos até 17 anos. Nestes 23 anos de Sulcredi Crediluz um fato importante marca a história da Cooperativa. O desafio e a implementação, no ano de 2009, com a construção de 10 casas no setor urbano de nossa cidade, com recursos vindos através do Governo Federal e distribuídos pela Cooperativa. Na história desse trabalho no setor de habitação foram construídas 400 casas nos municípios aonde estamos, sendo no meio rural e urbano.

Em 2011 a direção, o grupo de líderes comunitários e alguns associados da Crediluz vinham percebendo que algo deveria ser mudado, não estavam mais se identificando com o Sistema. Após inúmeras reuniões e discussões foi decidida a desfiliação do Sistema em dezembro de 2011. O desafio estava lançado, criar um sistema próprio e diferenciado, não infringindo o princípio do cooperativismo, mas sim pratica-lo com essência. No início de 2012 buscando estreitar parcerias com as instituições financeiras, entidades ligadas ao cooperativismo e demais parceiros criou-se a Sulcredi. A Sulcredi Crediluz está bem consolidada, hoje está com aproximadamente 11.500 associados, com uma ampla área de abrangência com postos de atendimento (PAC) nos municípios de Ouro Verde, Bom Jesus, Vargeão, Passos Maia, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Xaxim, Ipuaçu, Catanduvas, Xanxerê, São Domingos, Vargem Bonita e com Sede em Abelardo Luz. A Sulcredi Crediluz além de viabilizar o acesso ao crédito é um instrumento de construção de novos projetos para o agricultor familiar e também para os trabalhadores urbanos. Impulsionando o desenvolvimento local sustentável do campo e da cidade, suprindo a necessidade de muitos trabalhadores. Continuamos trilhando o caminho e que juntos possamos ir trabalhando para construir, cada vez mais, uma Cooperativa forte e que atenda as expectativas e necessidades dos nossos associados e sua família que são a razão principal da existência da Cooperativa, tanto dos agricultores, dos trabalhadores do comércio e de nossos parceiros. Sulcredi Crediluz! Força de Quem Coopera.

Nossa missão

Ser referência em Cooperativismo de crédito com o objetivo de atender o quadro social de uma maneira diferenciada, visando a formação, desenvolvimento e prestação de serviços, valorizando o associado, família e comunidade, com eficiência e credibilidade.

Nossa visão

Ser referência no sistema de Cooperativa de crédito prestando serviços diferenciados, através de atitudes inovadoras buscando sempre o desenvolvimento humano e social.

Nossos valores

Honestidade - Agir com ética, transparência e integridade respeitando os princípios cooperativistas. Comprometimento - Cooperar para o sucesso da instituição dedicando-se e comprometendo–se com a mesma no intuito de consolidar o crescimento da cooperativa.

Sulcredi e o campo

A Sulcredi também desenvolve o seu trabalho na área agrícola, aproximando-se do agricultor, orientando-o através da assistência técnica especializada com a visita de agrônomos e técnicos agrícolas. Disponibilizando financiamentos através do custeio e investimento para que o produtor consiga investir e melhorar a sua propriedade, tendo a possibilidade de aumentar a sua rentabilidade.

Diretorias

Presidente: DENILSON LUIZ RODIGHERO

Vice-Presidente: GILBERTO GIACOBBO

Secretário: VANIO FABRIS

Conselheiros: ANDREOVAL LEONARDO GUERRA

Conselheiros: SILVESTRE BERTAN

Conselheiros: HONORINO DANELLI

Conselheiros: FERNANDO GILMAR SOKOLOSKI.

Ouvidoria e
Indícios de ilicitude

0800 002 0241
(49) 3445 4008
sac@sulcrediab.com.br

Sulcredi Abelardo Luz

Av. Castelo Branco, 570
Centro - Abelardo Luz / SC
CEP: 89830-000
49 3445 4008

Parceiros Sulcredi

FGCOOP
Cartórios de Protesto
  • Made in Brazil
  • |
  • SULCREDI®
  • |
  • Todos os direitos reservados © 2016
  • |
  • Intranet
  • |
  • Desenvolvido por: codebrand.